RECUPERAÇÃO DE DADOS em SISTEMAS RAID

Especialistas na  recuperação de dados em sistemas RAID

O acrónimo RAID (Redundant Array of Independent Disks) faz referência a um sistema de armazenamento que usa múltiplos discos, sejam rígidos ou SSD, onde se distribuem ou replicam os dados e que operam como uma unidade só.

As opções de configuração dos sistemas RAID apesar de complexas oferecem vantagens muito interessantes, maior integridade, maior tolerância a falhas, maior rendimento e maior capacidade de armazenamento.

Por outro lado, resolver uma falha ou avaria num servidor RAID, devido à complexidade da sua configuração, requer instalações equipadas, extenso conhecimento e metodologia de trabalho comprovada que permita uma recuperação com êxito.

A RecoverCenter dispõe de instalações e equipamento de vanguarda, aliados a mais de 20 anos de experiencia, onde clientes multinacionais como Iberdrola, Telefónica, Endesa, nos referenciam e preferem os nossos serviços. Os nossos engenheiros detêm enorme experiência acumulada entre si a recuperar dados nas mais diversas configurações RAID (seja RAID 0; RAID 1, RAID 4; RAID 5; RAID 10; Lineal RAID; RAID Híbrido, etc.) obtendo sucesso onde outros falharam.

Recuperação de um  sistema RAID

Caso tenha detectado uma anomalia ou avaria no seu sistema RAID que lhe tenha ocasionado a perda de dados entre em contacto connosco. Realizamos uma avaliação do seu equipamento e diagnóstico sem custos. De seguida será enviada uma listagem dos dados passiveis de recuperar, o que permite estar completamente seguro de todas as suas opções de escolha antes da conclusão do serviço. Consulte a nossa tabela de preços e conheça os detalhes de como trabalhamos.

Todos os processos de recuperação de dados são realizados nos nossos laboratórios em Madrid, onde os seus dados estarão completamente seguros. Os nossos técnicos engenheiros, sendo especialistas em sistemas RAID, trabalham a contra-relógios para recuperar os seus dados. Caso nos sejam impossível recuperar os seus dados, não lhe cobramos nada pelos serviços prestados.  

Como recuperar um sistema RAID?

Os sistemas RAID estão integrados por um conjunto de discos rígidos que estão expostos ás mesmas falhas mecânicas que os discos individuais, perda acidental, vírus, picos de tensão, dados e sistemas corruptos, falhas de hardware, falhas de sistema, configurações incorrectas, desastres naturais, etc.

No que diz respeito a sistemas RAID que sofram falhas lógicas deve-se a perda da paridade. Esta é uma avaria que requer a intervenção de profissionais que tenham o conhecimento suficiente que permita localizar e reconstruir o sistema RAID com o objectivo de recuperar os dados e possa assim aceder aos seus dados.

Ao ser um sistema composto por múltiplos discos, a avaria de um único disco não constitui um problema grave, por norma soluciona-se na troca do disco danificado por um disco novo. O real problema complica-se quando surge a avaria em múltiplos discos, o sistema não se pode reconstruir, o que exige necessariamente recorrer a uma empresa especialista na recuperação de dados em sistemas RAID.

Caso tenha perdido o acesso aos dados do seu sistema RAID, entre em contacto com a RecoverCenter antes mesmo de realizar qualquer tentativa de recuperação. Somente uma empresa especializada a recuperar dados de um sistema RAID, detentora de instalações e equipa técnica qualificada poderá oferecer uma solução única com total garantia e segurança. 

Principais tipos de  RAID?

O RAID pode ter diferentes configurações, as mais comuns são:

Esta configuração obtém a sua capacidade total somando a capacidade individual de cada disco. Ou seja, se cada disco tem uma capacidade de 1TB e o sistema é composto por quatro discos, logo, teremos um sistema de 4TB de capacidade total. Os dados escritos são repartidos pelas quatro unidades, proporcionando uma rendimento em velocidade. Contudo, na eventualidade que um dos discos entre em falha, não poderá aceder á informação, pois parte desta estará em falta. Impera recorrer a uma empresa de recuperação de dados especialistas em sistemas RAID, como a RecoverCenter.  

Neste tipo de configuração os dados são guardados integralmente em cada uma das unidades. Sendo um sistema muito mais seguro, já que teremos sempre uma cópia idêntica de um determinado arquivo em cada um dos discos do RAID, este resulta ser mais lento que o RAID 0, já que a capacidade total não é a soma de todos os discos, mas sim a capacidade individual de cada disco. Assim, tendo como exemplo 4 discos de 1TB, a capacidade do RAID será de 1TB, mesmo que tenhamos 4TB disponíveis.

Esta configuração de escritura de dados, faz desta um dos mais utilizados pelas empresas, ao garantir uma maior segurança da informação.

A configuração RAID 5 baseia-se na paridade, sendo conjuntamente com o RAID 1 o sistema mais utilizado. As bandas de paridade distribuem a informação entre todos os discos do sistema RAID mediante um algoritmo de forma que quando surge anomalias num dos discos, este pode ser substituído facilmente por outro sem perda de dados, já que os dados contidos no disco avariado serão repostos de forma automática na reconstituição do sistema RAID com a paridade das restantes unidades.

A perda das bandas de paridade é uma das avarias comuns dos sistemas RAID 5. Trata-se de uma avaria que requer a intervenção de especialistas na recuperação de dados em sistemas RAID, que tenham o conhecimento para localizar e reconstruir, logrando recuperar os dados perdidos, permitindo o acesso à informação.

Entre em contacto connosco

Indique os seus dados e entramos em contacto consigo o antes possível

Consentimento

Para cumprir com o RGPD deve ler e aceitar a politica de privacidade

Informaçáo básica sobre protecção de dados:


  • Responsavel: SoftwareMania SL
  • Finalidade: responder à mensagem enviada neste formulário.
  • Legitimidade: o seu consentimento tendo em conta que pretende que comuniquemos.
  • Dedstinatário: os seus dados seram guardados na Siteground, o nosso fornecedor de e-mail e hosting, o qual cumpre com o RGPD.
  • Direitos: obviamente terá o direito, entre outros, de aceder, rectifiar, limitar e suprimiros seus dados, deve contudo saber que este formulário não armazena os mesmos.
  • Informação adicional: Pode consultar a informação adicional e detallada sobre a proteccão de dados na nossa Politica de Privacidade.